quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

 Avaliação da Disciplina


.
Como foi para mim a disciplina de EaD neste semestre? 
1 - O que eu mudaria na disciplina?
Nada. Gostei da disciplina, da organização, da professora. Foi bom poder conhecer o  PBworks, uma ferramenta nova para mim, que ainda estou aprendendo a usar.

2 - O que eu deixaria igual na disciplina?
A flexibilidade dos horários, a possibilidade de realmente fazer algumas aulas em EaD, e a professora querida e com muita paciência para nos ensinar.

3 - O que a disciplina de EaD mudou no meu modo de pensar, educar, planejar e outros ?
Fez com que eu percebesse e transmitisse para outras colegas, que é possível usar o Facebook de maneira pedagógica e "seria". 

4 - Em relação ao uso de tecnologias na minha vida pessoal, a disciplina de EaD foi para mim, um aprendizado, uma descoberta de novas possibilidades de ensinar conteúdos que muitas vezes são de difícil compreensão para os alunos como na matemática pode se usar diversos jogos para aprender sem deixar de se divertir.

5 -  Em relação ao uso de tecnologias na minha vida profissional, a disciplina de EaD foi para mim, bom facilitaria muita coisa, mas pena que minha realidade não permite, mas mesmo assim procuro adaptar algumas atividades para usar com meus alunos da Educação Infantil.

6 - Quanto ao conteúdo desenvolvido na disciplina, eu penso que, foi adequada a nossa disciplina e a rotina profissional. 

Como foi a professora de EaD neste semestre?

7 - Quanto a ser acessível para ouvir as alunas e disponível para auxiliá-las a professora foi, muito compreensiva e pacienciosa. Sempre disposta a ajudar e nos auxiliar.

8 - Eu pediria para a professora mudar, nada.

9 - Eu pediria para a professora continuar, com sua disponibilidade, bom humor e maneira de planejar as aulas.
10 - Se eu fosse a professora de EaD eu, continuaria a realizar este ótimo trabalho.

Como eu atuei na disciplina de EaD neste semestre?

11 - Quanto aos textos oferecidos na disciplina eu, li, procurei compreender da maneira mais objetiva possível e realizar o que era proposto.

12 - Quanto as atividades oferecidas na disciplina eu, respondi a todas de acordo como era solicitado.

13 - Quanto a minha dedicação à disciplina eu, procurei me dedicar ao máximo possível, facilitou muito as aulas em EaD para realizar as atividades e conciliar com todas as outras. Quando ouve atraso em postar alguma tarefa foi devido a minha internet (via radio), e muitas outras tarefas da faculdade e da escola.

14 - Quanto às minhas postagens no pbworks eu, gostei achei muito diferente trabalhar com o pbworks foi um desafio, mas acredito ter conseguido realizar tudo corretamente.

15 - Quanto às minhas postagens no blog eu, poderia ter postado mais coisas além do que era pedido, mas devido a correria do dia-a-dia não conseguia. Meu projeto de estágio de espaços não-escolares foi criar uma página no facebook para o sindicato dos professores de Canoas. Aproveitei muito do que aprendi nesta disciplina para usar na criação do meu projeto.


16 - Se eu estivesse em 2014/01 fazendo a escolha das disciplinas novamente, quanto a escolher a disciplina de EaD eu, escolheria novamente com certeza. hoje em dia as novas tecnologias estão em toda a parte, o professor precisa estar atualizado para poder acompanhar seus alunos e usar essas novas tecnologias nas suas aulas de maneira adequada e apropriada conforme a faixa etária dos alunos. 

domingo, 19 de outubro de 2014

   Todo dia aprendo algo novo e procuro usar para meu aprendizado pessoal. Na disciplina  EAD estou aprendendo coisas que até já conhecia mas de maneiras diferentes e de fácil compreensão e de muita utilidade na minha vida profissional. Cresço a cada dia como professora porque procuro aprender sempre mais o com quem tem o que me ensinar e contribui com minha carreira e vida pessoal, e está disciplina só veio a me enriquecer!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014


JOGOS
Já conhecia alguns jogos, mas de maneira diferente. O da cerca em vez de um animal ser a "peça" do jogo utilizava a letra inicial do nome dos participantes. e  não no computador e sim usando o lápis e papel.
É importante usar o lúdico com os alunos pra facilitar o aprendizado, e utilizaria sim estes jogos com eles, tudo que possa ajudar na compreensão do novo é bom usar, são ferramentas que atualmente estão ao alcance dos alunos de qualquer idade e jogos sempre chamam a atenção dos pequenos. 
Achei u pouco complicado descrever minha estratégia para que outra pessoa entenda, mas foi a maneira mais simples que encontrei para ensinar, pois é um jogo simples de jogar mas que precisa de muita atenção.


O momento em que eu mais aprendo é quando estou ensinando.

  Acredito nesta afirmação pois ao mesmo tempo que estou ensinando também aprendo. Quando busco novas alternativas de ensinar meus alunos também estou aprendendo, novos recursos também me ajudam a aprender e a ensinar.  
Alicia Fernández, psicopedagoga argentina, em seu livro “O saber em jogo”, diz que a aprendizagem é um processo que envolve vínculos entre quem ensina e quem aprende. Existe aí uma relação de troca, onde em alguns momentos quem ensina aprende e vice-versa. 

sábado, 6 de setembro de 2014

 Seria muito bom se tivéssemos acesso a computadores na escola para podermos utilizar com nossos alunos, eu utilizaria com certeza pois é um recurso a mais para o aprendizado das crianças. 
  O lúdico para ensinar matemática é muito mais prazeroso, o uso de jogos que desafiem o raciocínio dos alunos facilita o aprendizado e a compreensão da criança. Se antigamente fossem usados mais jogos em sala de aula acredito que muitos adultos hoje em dia não teriam tanta dificuldades com a matemática. E atualmente a tecnologia está ai para auxiliar este aprendizado, mas é necessário saber usar e não ser uma fuga para matar tempo de aula. 
 Eu utilizaria estes jogos sim, e usarei com meus sobrinhos em casa pois é uma boa maneira para ajudar as crianças no estudo em casa também. é sempre bom poder trocar com as colegas e aprender coisas novas e ouvir ideias diferentes, pois aprendemos muito com as trocas em sala de aula também e podemos levar ideias novas para a nossa prática.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Como me senti utilizando pela primeira vez meu pbworks pessoal?
               Como me sinto em relação ao conteúdo do relato (frações/matemática)?


   Na aula de hoje de Educação a Distância utilizei pela primeira vez o PBWORKS! Nossa foi um pouco complicado por ser um espaço novo que nunca usei e por estar escrito em Inglês, mesmo traduzindo as páginas algumas coisas ainda permaneciam em inglês, mas com ajuda da Prof° Fabi que esteve sempre a nossa disposição nos auxiliando consegui realizar minha atividade sem mais dificuldades. 
   Sobre o conteúdo de frações, confesso que não gosto muito, e acredito que isso seja porque a matemática não foi bem trabalhada no anos iniciais quando entrei na escola. Mas sei de sua importância na vida de todos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Educação a distância 

É uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.





Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia#Perspectivas_atuais

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Hoje estou relembrando como criar um blog, e aqui está o meu. Neste blog postarei tudo que acho interessante compartilhar sobre Educação e sobre a Disciplina de Educação a Distância, coisas sobre a minha vida acadêmica no IFRS-POA.